top of page

Com treinamento adequado, mortes podem ser evitadas


Na entrevista de hoje, conversamos com Bruna Barbieri La Salvia, Instrutora dos cursos de Primeiros Socorros e SBV National Safety Council e enfermeira em uma das maiores indústrias de produção de papéis do Brasil. Acompanhe a entrevista completa:

Instrutora Bruna Barbieri La Salvia, qual a importância da formação de instrutores de Primeiros Socorros e SBV com certificação internacional para um país como o Brasil? Segundo Bruna, a “morte súbita não atinge apenas um grupo especifico de faixa etária ou lugar”. São mais de 300 mil mortes que acontecem anualmente fora dos hospitais. Mas o grande problema é que menos de 8% dessas pessoas sobrevivem, salienta. Por isso, a formação de instrutores de primeiros socorros é vital no processo de salvar vidas considerando o primeiro passo onde a grande maioria da população ainda desconhece: reconhecer os sinais e sintomas do ataque cardíaco.

“Vidas podem ser salvas, desde que exista treinamento adequado e autoconfiança”. Entretanto, nem todos os cursos são iguais e nem todos os instrutores utilizam métodos capazes de ensinar com eficiência em curtos espaços de tempo. Bruna ainda afirma que “é possível melhorar essas estatísticas através do aprendizado de habilidades simples de RCP realizada com alta qualidade, objetivo esse que apenas se consegue através da realização da formação com certificação internacional, por ser baseado em estudos científicos e métodos eficazes de ensino”. Isso torna o Instrutor muito mais qualificado no momento de ensinar e fixar os conhecimentos e habilidades práticas em seus alunos.

Bruna ainda comenta que, devido a existir um padrão, um protocolo mundial, onde o instrutor tem um respaldo técnico onde ele não se responsabiliza pelo conteúdo ensinado, existe uma instituição por de trás que dá todo o suporte e nesse sentido ela enfatiza a importância da formação do instrutor com alta qualidade para que as estatísticas possam ser mudadas e vidas possam ser salvas de maneira mais efetiva.

Segundo La Salvia, manter o padrão de ensino com a certificação internacional significa que há estudos baseados em aprendizados de alta qualidade e métodos de ensino eficazes. Desse modo, o instrutor NSC (National Safety Council) utiliza protocolos padronizados e tem treinamento adequado de como transmitir esse conteúdo aos alunos para garantir que eles alcancem a confiança necessária e salvar vidas quando for a hora.

bottom of page