Instrutores que ensinam a salvar vidas

 

José Oliveira é Téc. de Enfermagem do Trabalho e Instrutor dos cursos de Primeiros Socorros National Safety Council em uma das maiores empresas mundiais de agronegócio. No Brasil suas unidades somam mais de 4 mil trabalhadores e as operações na América do Sul dão origem a mais de 11 milhões de toneladas métricas de sementes oleaginosas, como soja, milho, trigo, algodão, palma e girassol (O nome da empresa foi omitido respeito aos princípios de confidencialidade).

 

#1 - Trophy Treinamentos: como seu deu a implantação dos cursos de primeiros socorros NSC - National Safety Council na empresa que o Sr. trabalha?

José Oliveira: Trabalho nesta empresa há 16 anos e foi através de um mal súbito ocorrido dentro de uma das filiais, que despertou a importância de ter pessoas com capacitação de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida. Começamos com o Curso de Formação de Instrutor National Safety Council. Depois distribuímos os instrutores por região do Brasil que precisam treinar um número mínimo de colaboradores leigos por ano. Os instrutores ministram os cursos de forma dinâmica e o melhor – com padronização. Assim tenho socorristas treinados com o mesmo curso, o mesmo conteúdo e os mesmos procedimentos em qualquer unidade. Isso nos ajuda em muito com o processo de auditoria. Mas muito além disso, aumentamos nossas chances de salvar vidas. É interessante observar nas avaliações de reação do treinamento muitas solicitações do tipo: “o curso deveria ser ministrado mais vezes”. Isto mostra a importância do treinamento e o interesse dos colaboradores em querer aprender.

 

#2 - Trophy Treinamentos: Na sua opinião, qual a importância da formação de instrutores de Primeiros Socorros e SBV com certificação internacional para as empresas e sociedade Brasileira?

José Oliveira: A população brasileira em geral é carente de informação e treinamento de primeiros socorros. As pessoas acham que sabem e conhecem, mas nem sempre é assim que funciona. Quem nunca ouviu um amigo falar sobre uma doença ou ferimento e receber indicação de tratamento, muitas vezes sem saber a veracidade do procedimento. Em outras situações as pessoas presenciam acidentes ou mal súbitos e não sabem o que fazer, por isso a importância de repassar o conhecimento que é feito por Instrutores. Por isso, quando treinamos pessoas nas empresas temos a chance de tornar nossa sociedade e lares mais seguros.

 

#3 - Trophy Treinamentos: Na sua opinião porque é importante profissionais realizarem Cursos de Formação de Instrutor com credenciamento internacional?

José Oliveira: Além da qualificação ser internacional, que por si já dá uma credibilidade ao instrutor, o aceitamento das pessoas em receber o treinamento se torna mais fácil e confiante.

 

#4 - Trophy Treinamentos: Considerando que no Brasil há aspectos complexos com relação a literaturas e uso de fontes bibliográficas, porque é importante os instrutores buscarem informações confiáveis e atualizadas através deste curso ministrado pela Trophy Treinamentos?

José Oliveira: Realmente temos várias fontes e instituições que ministram treinamentos e que não buscam atualização, e passando informações desatualizadas para as pessoas. Para quem não sabe, aceita a informação como certo. Outros buscam na internet. O interesse já é um bom começo, mas os mitos, as inúmeras fontes sem cunho científico na internet e instrutores desatualizados criam um grande problema para a sociedade e geram o risco de ao invés de salvar vidas, agravar lesões, aumentar o tempo de hospitalização ou mesmo causar a morte.

 

#5 - Trophy Treinamentos: Como Instrutor NSC que tipo de diferencial você é capaz de apresentar a seus alunos?

José Oliveira: Informações atualizadas e de fonte confiável. Notamos isso quando ministramos treinamentos, as pessoas relatam aprendizados anteriores e percebem que aquilo que estamos ensinando são informações fidedignas.

 

#6 - Trophy Treinamentos: No Curso de Formação de Instrutores NSC os participantes são apresentados as mais recentes metodologias de ensino. No seu ponto de vista, estes métodos ensinam mais do que os métodos tradicionais? Comente.

José Oliveira: Já realizei curso em outras instituições, contudo, a que mais acrescentou na minha formação foi o National Safety Council. O método de ensino é diferenciado e o material também. O treinamento é bem dinâmico, permitindo durante o curso avaliar situações que podem ser verídicas.

 

#7 - Trophy Treinamentos: Você ensinou algum aluno com os cursos NSC de Primeiros Socorros e que afirma ter salvou uma vida? Comente.

José Oliveira: Sim muitas pessoas, mas a que mais me emocional foi de uma filha que salvou o pai.

Não é comum ouvimos dizer que um pai de família recebe treinamento de primeiros socorros na empresa e ao chegar em casa reúne toda família e passa da sua maneira aquilo que aprendeu. Graças a essa atitude a filha adolescente percebeu que o pai estava tendo um mal súbito. Ele ficou inconsciente e ela aplicou RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) nele, salvando sua vida. Isso compensa todos os nossos investimentos, esforços e dedicação.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

NSC - Sob nova direção no Brasil

May 14, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

June 25, 2019

June 15, 2019

March 28, 2019

March 20, 2019

March 14, 2019

March 13, 2019

February 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload