Engasgamento pode matar!

July 4, 2017

 

Engasgamento é uma emergência comum no dia a dia. Na maioria dos casos é somente um susto, mas em outras situações se não for atendido com primeiros socorros pode matar. Os alimentos são os mais prováveis de causar obstrução da passagem de ar (vias aéreas) em adultos. Para idosos que vivem sozinhos e que tem dificuldade de engolir ou que usam próteses o risco aumenta consideravelmente. De acordo com dados nacionais, os acidentes que ocorrem em casa ainda são a maior causa de morte com crianças (Fonte 1) e o engasgamento está no topo das causas.

 

O QUE VOCÊ FARIA SE PRESENCIASSE ALGUÉM SE ENGASGANDO?

 

Compressão abdominal

 

Até o ano de 2008 a técnica para desobstruir as vias áreas de alguém engasgando era denominada "Manobra de Heimlich". A partir de então o nome foi atualizado para “Compressão abdominal”. Importante lembrar que o Sr. Henry Heimlich, criador dessa famosa manobra que já salvou muitas vidas, faleceu no final de 2016 (Fonte 2).

 

Como aplicar a técnica

Se você estiver treinando com uma pessoa, não aplique verdade a técnica, apenas simule. Isso porque, sempre que alguém receber as compressões abdominais precisará ser avaliada por um médico.

 

Passo 1. Se suspeitar que a pessoa está engasgando pergunte a ela: "Você está engasgando?"

 

Passo 2. Se ela estiver tossindo, incentive continuar tossindo.

 

Passo 3. Se não responder ou colocar as mãos no pescoço ou algum sinal que indique que não consegue respirar, é hora de agir.

 

Passo 4. Fique atrás dela e aplique as compressões abdominais (para pessoas acima de 1 ano de idade). Para situações abaixo de 1 ano a técnica é diferente.

 

A Trophy Treinamentos utiliza nos cursos os mais recentes procedimentos de primeiros socorros e suporte básico de vida com certificação internacional National Safety Council - NSC.

 

Equipamentos de simulação também podem ser utilizados para tornar o treinamento ainda mais realista sem causar danos a quem recebe as compressões, como acontece ao se treinar com o ActFast (Imagem ao lado). Este é um equipamento especialmente desenvolvido para treinamento dessa técnica básica que salva vidas. O equipamento é importado dos EUA e vendido no Brasil pela WorldPoint, no qual a Trophy Treinamentos é Consultor Técnico Autorizado.

 

RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar)

 

Uma pessoa engasgando não respira e poderá rapidamente ficar inconsciente. Se isso acontecer, deite-a de costas no chão, peça por ajuda e inicie a RCP com 30 compressões. Observe a boca da vítima antes de insuflar e continue a RCP até a vítima voltar a respirar ou você for substituído.

 

Saber primeiros socorros faz toda a diferença. Inscreva-se em nossos treinamentos e aprenda como desengasgar alguém e outras técnicas de suporte básico de vida e também de primeiros socorros.

 

Fonte 1 - http://www.brasil.gov.br/saude/2013/09/acidentes-domesticos-ainda-sao-principal-causa-de-morte-de-criancas-ate-9-anos 

 

Fonte 2 - http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/12/1842523-henry-heimlich-criador-da-famosa-manobra-medica-morre-aos-96-anos.shtml 

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Você pode salvar uma vida!

 

Auto confiança é ponto chave no treinamento

 

Nem todos os cursos são iguais

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

NSC - Sob nova direção no Brasil

May 14, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

June 25, 2019

June 15, 2019

March 28, 2019

March 20, 2019

March 14, 2019

March 13, 2019

February 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload