Mitos de Primeiros Socorros no Cinema

April 4, 2019

Sugar veneno de cobra, bater nas costas de alguém engasgando, colocar carne crua em olho roxo, remover objeto empalado e tocar na vítima energizada são mitos dos primeiros socorros fáceis de encontrar na indústria cinematográfica.

 

Mas será que estes procedimentos estão realmente corretos? Acompanhe nesse post5 clássicos do cinema que reforçam mitos de primeiros socorros mas que NÃO necessariamente devemos aplicar na vida real.

 

1. Sugar veneno de cobra

Cena do filme “Se eu ficar” (If I Stay – 2014) em que Adam tira o ferrão de uma abelha com a boca e suga o veneno.

 

Uma cena comum é o personagem ser mordido por cobra. Quando não usam torniquetes para impedir que o veneno se espalhe – além de mito e errado – é alguém se oferece para sugar o veneno. Às vezes, isso é feito até com certo teor romântico, mostrando o mocinho salvando a mocinha ou vice-versa, porém, são atitudes completamente errôneas.

 

O uso de torniquete pode cessar a circulação no local, podendo levar à amputação. Já sugar o veneno não só é ineficaz, pois ele se espalha rapidamente pela corrente sanguínea, como também pode causar infecção onde houve a inoculação.


A melhor atitude a se tomar em casos assim é manter a vítima calma, hidratada e acionar o serviço de emergência. Também é importante não deixá-la fazer movimentos bruscos e nem ingerir algo que aumente os batimentos cardíacos, como cafeína ou álcool.

 

2. Bater nas costas de alguém engasgando

Cena do filme “Uma babá quase perfeita” (Mrs. Doubtfire – 1993) em que Stu está engasgado e Miranda bate em suas costas.

 

Quem nunca, por instinto, não deu uns tapinhas nas costas de uma pessoa que está engasgando? Isso não só é errado, como pode agravar seriamente o estado da vítima.


Se a obstrução é parcial e a pessoa ainda consegue falar ou emitir algum som, então a deixe tossir até que desobstrua. Se você der tapas nas costas, pode ser que o alimento obstrua de vez a passagem de ar, sufocando a pessoa. Nesse caso, faça compressões abdominais – também conhecidas como Manobra de Heimlich.

 

3. Aplicar carne crua no olho roxo

Cena do seriado “Seinfeld” (1989 – 1998).

 

Muitas vezes usada em comédias ou em alguns filmes de ação, a técnica da carne crua não é nem um pouco recomendável. Geralmente, nos filmes e seriados, ela é usada como substituta da bolsa de gelo. Porém, as chances de infeccionar o olho são altas.

 

Lottie: Trarei um bife para diminuir esse inchaço da pancadaria.
Mildred: Isso funciona mesmo?
Lottie: Sei lá. Acho que é a ideia é fazer você se sentir melhor em comparação com a vaca.
Bad Machinery, 14 de maio de 2012


Em caso de olho roxo (e inchado), aplique apenas gelo – mas nunca sobre o olho ou pálpebra, e sim na região óssea próxima!

 

4. Remover um objeto empalado no corpo

Cena do filme “Resident Evil 4: Recomeço” (Resident Evil: Afterlife – 2010) em que Alice retira uma faca.

 

Quem nunca assistiu a uma cena forte de ação em que o personagem é ferido com uma faca enfiada no corpo? Na ficção, é comum isso tomar dois caminhos: ou o próprio personagem tira a faca para continuar lutando ou alguém tira por ele, acreditando que esse é o correto a se fazer e vai impedir que a vítima morra.

 

Os dois modos estão totalmente errados.Se numa situação real isso acontecer e o objeto ou faca for retirado, as chances de morte aumentam, principalmente se uma artéria tiver sido atingida. Portanto, lembre-se: nunca retire o objeto. Se possível, use gaze e faixas em torno dele para mantê-lo no lugar, e chame imediatamente o serviço de emergência.

 

5. Tocar em uma pessoa energizada.

Chaves (1971 – 1980)

 

Como não lembrar da icônica cena de Chaves em que se forma uma corrente de pessoas recebendo descarga elétrica? Ainda que o objetivo fosse dar um efeito cômico com todos tremendo juntos, esse tipo de situação é extremamente perigosa e pode ser fatal.


Ao avistar uma pessoa sendo eletrocutada, não se aproxime até ter certeza de que a energia foi desligada e não há mais riscos para você. Lembre-se de que não tem como ajudar ninguém colocando-se em perigo. Desligue a energia. Chame o serviço de emergência e avalie o estado da vítima se a cena estiver segura. Inicie os primeiros socorros e aplica somente técnicas para o qual foi treinado. A vitima pode precisar de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e DEA (Desfibrilador Externo Automático).

 

 

Trophy Treinamentos®

É por isso que ensinamos... pela vida!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

NSC - Sob nova direção no Brasil

May 14, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

June 25, 2019

June 15, 2019

March 28, 2019

March 20, 2019

March 14, 2019

March 13, 2019

February 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload