top of page

Entrevista ao Jornal SINTESP - Sede SP


SINTESP. Qual a importância de abordar este tema num sindicato como o SINTESP?

Trophy Treinamentos: Considerando a missão do SINTESP de “valorizar, sensibilizar e mobilizar, fortalecer e apoiar os Técnicos de Segurança do Trabalho a desenvolverem suas atividades” este treinamento de Primeiros socorros incluindo Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Desfibrilação (DEA) ministrado pela Trophy Treinamentos com certificação internacional National Safety Council vem na importância qualificar a categoria ao empregar as melhores e mais recentes práticas de primeiros socorros objetivando salvar vidas.

SINTESP. Por que é importante o Técnico de Segurança do Trabalho participar de um curso sobre este tema?

Trophy Treinamentos: Porque aumenta sua autoconfiança. É melhor o Técnico de Segurança do Trabalho saber primeiros socorros e não precisar, do que ele precisar, mas não saber como fazer. Há casos reais de técnicos que salvaram vidas em casa, ajudando o próprio afilhado de alguns meses engasgando. Assimilar a importância dos primeiros socorros é entender que essa é uma disciplina tão básica quanto saber ler e escrever e aceitar o fato de que em algum momento de nossas vidas estes conhecimentos serão necessários.

SINTESP. Por que é importante o técnico buscar informações técnicas e assimilar a importância dos primeiros socorros? De que forma ele pode somar neste assunto dentro das empresas?

Trophy Treinamentos: O Técnico de Segurança do Trabalho (TST) possui obrigatoriedade implícita a função em prestar primeiros socorros e é responsável pela segurança das pessoas com quem trabalha e suas ações poderão fazer diferença entre a vida ou a morte de milhares de trabalhadores. Normalmente ele será o primeiro atender às vítimas no local de trabalho e isso é mais evidente em áreas remotas ou aquelas em que um centro de referência médica esteja a mais de uma hora da vítima. Sabe-se que para cada minuto sem atendimento, as chances de sobrevivência da vítima diminuem na ordem de 8 a 11%. É por isso que o atendimento imediato com primeiros socorros de alta qualidade pode fazer toda a diferença ao salvar a vida, evitar o agravamento de lesões, minimizar sofrimento e tempo de hospitalização.

Já para às empresas, se considerarmos o fato de que em 2012 quase 5 milhões de trabalhadores foram feridos no trabalho custando às empresas 198.2 bilhões de dólares, as ações do Técnico de Segurança do Trabalho podem evitar a perda de muito tempo e dinheiro. Quando um funcionário se lesiona ou morre ele leva consigo um know-how, um capital intelectual que não pode ser mensurado e isso custa ainda mais dinheiro as empresas. Assim, o técnico é um forte agente formador de opinião para estimular e realizar transformações que permitirão empresas e sociedade serem cada dia mais seguras para se trabalhar e amar.

SINTESP. Sobre o curso no SINTESP, qual foi o diferencial? E, para o profissional técnico, é um diferencial no mercado do trabalho ser capacitado para o atendimento aos primeiros socorros?

Trophy Treinamentos: Cada técnico recebeu livros originais desenvolvidos por instituições de pesquisa, certificado internacional e conteúdo atualizado segundo as diretrizes 2015 de atendimento as emergências cardíacas e de primeiros socorros para vítimas adultas e pediátricas. No mercado de trabalho, uma certificação como essa é muito bem vista pelos gestores porque demostra a qualidade dos treinamentos e qualificação que o técnico busca em sua carreira. É importante ressaltar que o certificado é reconhecido pelo National Safety Council em mais de 160 países colocando o técnico de segurança do trabalho brasileiro alinhado as diretrizes mundiais de atendimento as emergências e reconhecido no exterior. O NSC foi fundado em 1913 nos EUA e se coloca como instituição líder na pesquisa e publicação de conteúdos relacionados à segurança do trabalho.

SINTESP. Qual foi o perfil do público participante? Eles interagiram bastante durante o curso?

Trophy Treinamentos: Homens e mulheres com idade diversificada. O treinamento, devido ao método de ensino único, propiciou um ambiente de sala de aula ativo, onde os participantes não ficaram escutando durante horas até que realizassem algo. O treinamento utilizou diferentes técnicas de ensino fundamentadas em estudos pedagógicos pelo NSC para interagir de forma eficaz estudos de caso, cenários, simulações, sessões práticas, revisões de vídeos, testes e debates em grupo permitindo aprendizado e troca de experiências sempre focado nos objetivos do curso.

SINTESP. Como foi a parte prática? O treinamento atingiu os resultados esperados?

Trophy Treinamentos: A prática foi intensa e os resultados além de atingidos foram superados. O treinamento contou com 17 capítulos ministrados em 8 horas pelo Diretor da Trophy Treinamentos Róbinson Trindade (Instructor Trainner NSC), tendo como apoio em sala de aula as instrutoras Andrea Kluge e Sabrina Salzmann. Com foco nas aulas práticas, os participantes tiveram a chance de treinar simultaneamente com vídeos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) utilizando manequins especiais promovendo a padronização nas técnicas. Estudos evidenciam que essa metodologia de ensino faz com os participantes aprendem muito mais do que quando comparado aos métodos tradicionais. O grau de retenção é maior uma vez que assistir, praticar, escutar e falar durante uma hora utiliza mais sentidos ao mesmo tempo. Esse tipo de exposição didática aumenta significativamente a autoconfiança e isso coloca suas chances de salvar vidas em outro nível. No capítulo sobre o desfibrilador os participantes praticaram também com equipamentos de treinamento e por meio de estudos de caso, debates e sessões práticas souberam manusear o DEA (Desfibrilador Externo Automático) para saber como restabelecer ritmo cardíaco de vítimas acometidas por problemas cardíacos.

SINTESP. Gostaria de ressaltar alguma informação que julgue importante sobre o curso?

Trophy Treinamentos: O objetivo deste curso com esse tipo de certificação de alta qualidade foi de promover aos técnicos de segurança do trabalho conhecimentos e habilidades sobre como atender vítimas acometidas por lesões e males súbitos, aplicando os primeiros socorros e suporte básico de vida. Quanto mais pessoas souberem primeiros socorros, mais chances de sobrevivência terão nossas famílias e trabalhadores. Se você deseja saber mais sobre estes cursos, entre em contato com o SINTESP SP ou com a Trophy Treinamentos (atendimento@trophytreinamentos.com).

bottom of page