top of page

Atendimento Pré-Hospitalar

➡️ #atendimentoprehospitalar em sua sigla #aph são técnicas e procedimentos aplicados fora do ambiente hospitalar.


✅ Pode ser aplicado tanto por leigos quanto por profissionais. Muitos induzem a terminologia incentivando que os primeiros socorros são noções enquanto o APH é avançado. "Tudo bem, não vamos discutir pois independente disso, o objetivo é SALVAR VIDAS".


🌟 Tendo como base e referência a #starlife ou em português a ESTRELA DA VIDA desenhada por Leo R. Schuwarts e patenteada no dia 01 de fevereiro de 1977, o símbolo representa o Sistema de Emergências Médicas (EMS - Emergency Medical System). Os 4 primeiros elos correspondem ao APH e os elos 5 e 6 ao intra hospitalar. Vejamos:


1️⃣ ⓡⓔⓒⓞⓝⓗⓔⓒⓔⓡ. Este representa o primeiro atendimento na cena🔦 geralmente prestado por pessoas não profissionais, LEIGOS ou LEIGOS TREINADOS.


2️⃣ ⓒⓞⓜⓤⓝⓘⓒⓐⓡ. É ligar para o serviço de emergência médica da localidade através de um número único de emergência ☎️ seja: Polícia, Bombeiro, Samu, Zoonozes, Emergências Químicas, Radioativas ou qualquer tipo de emergência independente da natureza ou causa. Todos os serviços estão sobre comando de uma única central de emergência com número único.


3️⃣ ⓐⓣⓔⓝⓓⓔⓡ. Embora pessoas comuns possam dar o primeiro atendimento na cena, este terceiro elo representa a primeira resposta profissional, antes das equipes avançadas.🧯Denominado de #firstresponders tem treinamento avançado sem uso de manobras invasivas.


4️⃣ ⓣⓡⓐⓝⓢⓟⓞⓡⓣⓐⓡ. Aqui se encontram as equipes de #resgate193#samu192 e outros serviços públicos ou privados de remoção🚑 🚒. Comumente é neste ponto que profissionais entendem que o APH Atendimento Pré-Hospitalar se encaixa.


5️⃣ ⓣⓡⓐⓣⓐⓡ. Inclui tratamento intra hospitalar. 🏪


6️⃣ ⓡⓔⓐⓑⓘⓛⓘⓣⓐⓡ. Outras fases do tratamento. 🏥




bottom of page