top of page

Entrevista: A qualificação de Instrutores de Primeiros Socorros


No post deste mês entrevistamos duas especialistas que compartilham aspectos vitais a respeito da formação de instrutores que atuam com o ensino de emergências médicas. Acompanhe abaixo o texto na íntegra.

Valmarcia Zatarin, Enfermeira há mais de 25 anos e Pós-Graduada em Educação Profissional na Área da Saúde, é instrutora dos cursos de Primeiros Socorros National Safety Council. Segundo ela, a formação de instrutores com certificação internacional oferece muito mais garantias e seguranças, pois o conteúdo do curso é atualizado por comitês internacionais. Explica ainda que quando o instrutor utiliza as metodologias recomendadas nesses cursos, aliado á conteúdos baseados em evidências científicas, traz muito mais qualidade na conduta dos socorristas. Segundo Valmarcia isso é fundamental porque “no Brasil temos carência de materiais didáticos e pesquisas, além das divergências nas condutas de atendimento”. Questionamos a importância de instrutores realizarem formação com credenciamento internacional e segundo Valmarcia “fazer um curso com credenciamento internacional em si já possui o seu valor, mas em se tratando do National Safety Council, uma instituição que se mantém há mais de cem anos no mercado global, em países com alto grau de exigência, só faz aumentar a credibilidade do curso” comenta.

Há de se ressaltar que no Brasil existem aspectos complexos com relação a literaturas e uso de fontes bibliográficas, por isso é importante os instrutores buscarem informações confiáveis e atualizadas através do curso de formação com certificados autênticos. Para Josiene Silva (Enfermeira desde 2005 com Pós-Graduação em Licenciatura em Enfermagem e instrutora dos cursos de Primeiros Socorros National Safety Council) o “material didático do instrutor National Safety Council é abrangente, resolutivo, traz clareza nas informações, sem a necessidade de buscar outras fontes bibliográficas” ressalta.

Josiene afirma ainda que o curso de formação de instrutor NSC oferece material didático incrível, em especial o livro do aluno, elaborado de forma que facilita o aprendizado. Segundo a Instrutora “os livros são concisos, bem ilustrados e acompanha um guia de bolso completo que pode ser utilizado pelo Instrutor NSC para ministrar cursos de Primeiros Socorros, RCP e DEA”. Neste contexto, certamente a educação continuada deve ser algo presente na vida dos instrutores. Para Josiene “o relacionamento com a Trophy Treinamentos não se encerrou ao termino do curso de formação do Instrutor”. Ela comenta que “desde então continua recebendo orientações, esclarecimentos de dúvidas e suporte para desenvolvimento de seu trabalho pois sempre estamos em desenvolvimento”.

Por fim, perguntamos se nossas entrevistadas já ensinaram algum aluno com o curso NSC de Primeiros Socorros que por sua vez salvou uma vida? “Sim, um aluno que trabalha com recreação relatou que ao final de uma festa, o próprio aniversariante com um ano de idade se engasgou com a bala que fazia parte da lembrancinha. Esse aluno aplicou as manobras de desengasgo aprendidas no curso, obtendo êxito. Os pais da criança presenciaram tudo e ficaram perplexos e imensamente gratos, pois sabiam que o desfecho dessa história poderia ser bem diferente se não houvesse no local alguém treinado em primeiros socorros. As imagens foram gravadas pelas câmeras do estabelecimento”. Isso sem sombra de dúvidas não tem preço.

Nós da Trophy Treinamentos agradecemos as Instrutoras Valmarcia Zatarin e Josiene Silva pela disponibilidade e informações que nos levam a refletir sobre a formação de instrutores de primeiros.socorros que ensinam como salvar vidas.

Saiba mais sobre a formação de Instrutores National Safety Council de Primeiros Socorros e SBV/ BLS em: www.trophytreinamentos.com/instrutornsc

bottom of page