top of page

O Desfibrilador (DEA)


O Desfibrilador Externo Automático (DEA) é um equipamento simples de usar que exige conhecimentos e habilidades que podem ser aprendidas em cursos com certificação internacional. O DEA é capaz de restaurar o ritmo cardíaco possibilitando às vítimas de parada cardíaca chances reais de sobrevivência.

Quem pode usar o DEA?

Qualquer pessoa pode usar o DEA, desde que seja treinada. O DEA se difere em muito do Cardioversor (um tipo de desfibrilador especifico que só pode ser utilizado por médicos). Em empresas, o DEA pode ser operado, por exemplo, por membros da CIPA ou brigadistas, equipes de segurança ou segurança patrimonial, profissionais de saúde ou segurança do trabalho, equipes de resgate e colaboradores em geral, que tenham recebido treinamento de fontes confiáveis.

Quais aspectos de segurança deve-se ter ao usar um DEA?

Ao operar o DEA, os aspectos de segurança devem ser considerados em primeiro lugar, como por exemplo: durante a análise do coração ou ao disparar os choques, ninguém pode tocar na vítima. Estas e outras indicações são ensinadas nos curso de RCP e DEA ministrados pela Trophy Treinamentos.

O que o DEA faz?

Os choques aplicados pelo DEA farão o coração voltar ao seu batimento cardíaco normal (*).

O DEA orienta com instruções?

Sim. Após o choque com o DEA, o aparelho dará comandos de voz solicitando que o socorrista inicie a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). Portanto, o uso do DEA deve ser seguido das compressões no tórax e isso também requer treinamento adequado. Algumas leis e normas vêm no sentido de garantir que o DEA esteja em locais de grande circulação de pessoas como, por exemplo: portos, aeroportos, shopping centers, estádios de futebol, igrejas, em eventos e shows. Contudo, o DEA pode estar presente também em locais com circulação inferior a 1.500 pessoas, onde os riscos são proporcionalmente existentes como, por exemplo: clinicas de tratamento ou estética, academias de ginástica, centros esportivos, postos de saúde, hospitais, mini shopping, condomínios residenciais, condomínios empresariais e mais. (*) Em Fibrilação Ventricular ou Taquicardia Ventricular sem pulso

LEIA TAMBÉM:

bottom of page