O EPIPEN (Imagem ao lado) é um equipamento poderoso capaz de salvar a vida de pessoas com reação alérgica grave. Essa condição é denominada de Anafilaxia. O significado da palavra em inglês EPI vem de Epinefrina e PEN, é caneta. Logo, EPIPEN pode ser traduzido como "Caneta de Epinefrina".

EPIPEN é uma marca e se popularizou nos EUA, mas existem modelos, como, por exemplo, a ANAPEN (Imagem abaixo).

Com aplicar similar, ambas são utilizadas somente em vítima com reação alérgica sistema, tendo como principal característica a dificuldade para respirar. EPIPEN adulto contém 0,3 de epinefrina enquanto a EPIPEN pediátrica contém a metade de dose (0,15).

Prescrição médica

Para obter EPIPEN, o primeiro passo é solicitar ao seu médico uma prescrição. Embora esse medicamento nessa forma não seja vendido nas farmácias brasileiras, é possível encontrar importadores. Pessoas com Anafilaxia podem morrer por uma simples picada de abelha, contato com substâncias ou alimentos que produzam reações alérgicas. Ter consigo um EPIPEN pode fazer muita diferença na hora de uma emergência.

Posso aplicar o EPIPEN em uma pessoa?

Sim, desde que a pessoa esteja com o próprio EPIPEN prescrito por médico. Mas é necessário conhecimentos sobre onde, quando e como aplicar a epinefrina. Milhões de estrangeiros adentram ao Brasil anualmente trazendo consigo o EPIPEN, e saber usar este equipamento é fundamental para socorristas com lidam com esse publico, incluindo portos, aeroportos e multinacionais.

Att, Equipe Trophy Treinamentos

#EPIPEN