top of page

Como preparar sua ESCOLA para salvar vidas!


Escolas são ambientes específicos e complexos. Sejam no setor público ou privado, os riscos visíveis e invisíveis são emergências prontas para acontecer em um piscar de olhos!

Áreas de lazer e refeição nas escolas são locais com riscos em potencial, mas há outros também com banheiros e corredores. O número de alunos aumenta exponencialmente as possibilidades de lesões e males súbitos. Contudo, o fato é que ninguém quer acreditar que alto tão ruim possa acontecer com nossos filhos e filhas! Mas simplesmente acreditar nisso não significa que as emergências com crianças e bebês não irão acontecer.

É fundamental a escola estar preparada para responder essas emergências aplicando um plano de emergência consistente.

Veja como você pode estruturar sua Escola e se preparar:

1. Primeiros socorros para alunos: Construa uma geração preparada para salvar vidas. Ao permitir que seus alunos aprendam os primeiros socorros em sua escola, a instituição será um meio importante ao promover valores de ajuda ao próximo. Além disso a Escola capacitará os alunos a aprender habilidades que podem um dia salvar a vida de alguém.

2. Formação dos professores: crie uma rede de professores capazes de atender aos seus requisitos legais, como acontece nos locais de trabalho. O professor tem responsabilidade implícita a função de garantir que os alunos e membros da equipe sejam protegidos ao colocar as medidas adequadas de saúde e segurança no local de trabalho. Isso significa identificar necessidades de segurança contra incêndios, primeiros socorros e saúde e segurança e garantir que seja providenciado treinamento apropriado a professores, superiores e diretores além dos colaboradores em geral. Cursos Primeiros Socorros Pediátricos e o plano de emergência são pilares básicos de toda escola comprometida com seus alunos.

3. Preparação da escola: Escola tem o dever de cuidar dos seus alunos para que fiquem a todo momento seguros, seja em uma rotina educacional ou em estudos do meio. É importante que você avalie as necessidades de seus alunos e se há que funcionários suficientemente treinados para lidar com situações de primeiros socorros pediátricos na escola ou fora dela. Os cursos podem incluir: primeiros socorros, primeiros socorros pediátricos, RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e DEA (Desfibrilador Externo Automático) e professores devem ser a primeira resposta no caso de emergências.

4. Kit de primeiros socorros: Utilize listas de verificação para ajudar a garantir que sua escola esteja de acordo com os regulamentos do local de trabalho e educação. Aplique também o uso de listas de verificação de proteção contra incêndio, localização dos extintores, membros da comissão de segurança, inspeções de segurança e gerenciamento de riscos e uso de equipamentos para reações alérgicas graves (Anafilaxia).

5. Equipando sua escola: De forma a atender a responsabilidade legal pela saúde e segurança dos funcionários e o dever de atendimento com primeiros socorros aos alunos, a escola deve estar equipada com segurança contra incêndio apropriada, primeiros socorros e suprimentos de saúde e segurança para cobrir os riscos de incidentes sejam pequenas ou de grandes proporções.

bottom of page